sexta-feira, 25 de novembro de 2011

REFLEXÕES INICIAIS


ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS




CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

TUTORA: Daniela Etsuko Miwa









REFLEXÕES INICIAIS





CLESIO BORGES SILVA


Trabalho apresentado à Supervisão de Tecnologias Educacionais, para  obtenção de    nota    do    curso    Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC, referente  à atividade 1.1 do Módulo I.
           








ROSÁRIO – MA
2011
REFLEXÕES INICIAIS

Clesio Borges Silva*

Tendo em vista a retórica do fracasso escolar mediante ao baixo índice de leitura constante nas escolas e ainda levando em consideração que a aprendizagem se destaca para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico, a inserção das mídias no contexto escolar e social é de alta relevância, pois disponibiliza um novo mundo de informações que, dependendo da forma e do fim a ser utilizado proporcionará aquisição e transformação das respectivas ciber-informações em conhecimento para a vida e seu desenvolvimento pessoal.
As tecnologias de informação são uma forma de difundir o conhecimento para construção de uma nova perspectiva da vida e do conhecimento para buscar e difundir a leitura crítica do mundo em que vivemos e que está em constante transformação.
A mudança na forma de aprender nos remete também na modernidade da forma como a informação também é repassada pelo interlocutor, sendo que o perfil do professor deverá está focado também na forma como são repassadas, levando em consideração o uso das mídias como suporte e complementação do aprendizado.
A inserção das mídias na escola é uma realidade que se faz presente no dia a dia dos profissionais da educação, sendo que esse aparato tecnológico, em vez de contribuir para a diversificação do ensino, tem gerado insegurança e insatisfações aos profissionais da educação escolar, que se demonstram ainda muito apegadas a metodologias ultrapassadas enquanto os alunos cobram e sentem necessidade de inovações.
Diante dessa constatação, é extremamente necessário, auxiliar o educador no trabalho com as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de um ensino eficaz e inovador que não só desenvolva a aprendizagem dos alunos como também dê oportunidade para todos interagir e ampliar conhecimentos.




*ALUNO DO CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário