ESTADO DO
MARANHÃO
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA
ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
CURSO:
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
TUTORA: Daniela
Etsuko Miwa
REFLEXÕES
INICIAIS
CLESIO BORGES
SILVA
Trabalho
apresentado à Supervisão de Tecnologias Educacionais, para obtenção de
nota do curso
Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC,
referente à atividade 1.1 do Módulo I.
ROSÁRIO – MA
2011
REFLEXÕES
INICIAIS
Clesio
Borges Silva*
Tendo
em vista a retórica do fracasso escolar mediante ao baixo índice de leitura
constante nas escolas e ainda levando em consideração que a aprendizagem se
destaca para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico, a inserção das
mídias no contexto escolar e social é de alta relevância, pois disponibiliza um
novo mundo de informações que, dependendo da forma e do fim a ser utilizado
proporcionará aquisição e transformação das respectivas ciber-informações em
conhecimento para a vida e seu desenvolvimento pessoal.
As
tecnologias de informação são uma forma de difundir o conhecimento para
construção de uma nova perspectiva da vida e do conhecimento para buscar e
difundir a leitura crítica do mundo em que vivemos e que está em constante
transformação.
A
mudança na forma de aprender nos remete também na modernidade da forma como a
informação também é repassada pelo interlocutor, sendo que o perfil do
professor deverá está focado também na forma como são repassadas, levando em
consideração o uso das mídias como suporte e complementação do aprendizado.
A
inserção das mídias na escola é uma realidade que se faz presente no dia a dia
dos profissionais da educação, sendo que esse aparato tecnológico, em vez de
contribuir para a diversificação do ensino, tem gerado insegurança e
insatisfações aos profissionais da educação escolar, que se demonstram ainda
muito apegadas a metodologias ultrapassadas enquanto os alunos cobram e sentem
necessidade de inovações.
Diante
dessa constatação, é extremamente necessário, auxiliar o educador no trabalho
com as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de um ensino eficaz e
inovador que não só desenvolva a aprendizagem dos alunos como também dê
oportunidade para todos interagir e ampliar conhecimentos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário