terça-feira, 29 de novembro de 2011

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?


Fala-se do ser professor como uma missão, entretanto, ser professor não corresponde ao trabalho missionário, mais que deve ser valorizado por toda sociedade como uma profissão de extrema importância, pois somos formadores de opinião, e de futuros profissionais que anseiam por uma vida melhor para si.
A formação docente perpassa por dificuldades quando no meio acadêmico as metodologias empregadas não passam de meras falácias e que o professor visualiza a realidade e percebe que ele deve fazer uso de recursos e metodologias inovadoras que ultrapassam aquilo que viu e aprendeu, por isso a renovação e capacitação contínua do docente se fazem necessária para o bom desenvolvimento do profissional da educação bem como o uso de novas tecnologias em que nossos alunos estão amplamente a nossa frente e anseiam pela integração dos mesmos no contexto ensino-aprendizagem.


CONCEITUANDO HIPERTEXTO

A concepção do conceito de hipertexto nos remete a uma ciber-leitura de informações disponibilizada na net e que podem ser usadas por todos os quais se dispõe a buscá-las, por meio de narrativas textuais e onde estão agregados um conjunto de informações na formas de textos, palavras imagens ou sons. Atualmente navegamos pela internet usando o famoso e quase trivial WWW que corresponde a (world wide web), sendo o hipertexto o instrumento para apresentação de informações no ambiente virtual em que navegamos.

SARAU LITERÁRIO


CE Raimundo João Saldanha











Sarau












Rosário-Ma
2011
Sarau
Justificativa
                 Devido está explorando em sala de aula o conteúdo referente á área de literatura, Poesia e forma, foi sugerido e aprovado pelos alunos do CE Raimundo João Saldanha realizar um Sarau de poesias, envolvendo a 1ª série do Ensino Médio, das turmas 102, 103 e 104 e foram convidados a participarem os professores da área de Língua Portuguesa e Artes  e suas respectivas turmas  de Ensino  Fundamental do  6º ao 9º ano, da 2ª série do Ensino Médio e 3ª série do Ensino Médio. Para proporcionar um momento de conhecimento e valorização da poesia e dos poetas.
Objetivo
                   Conhecer a poesia  e os poetas;
                    Recitar poesia;
                   Expor num varal as poesias.
    Apresentação teatral
Procedimentos Metodológicos:
Pesquisar poetas e suas respectivas poesias;
Fazer grupos de estudos e discussões;
Selecionar os poetas e suas poesias;
Montar um varal com as poesias selecionadas;
Recitar uma ou duas poesias de cada poeta por equipe;
Fazer um relato sobre a biografia dos poetas;
Organizar uma galeria com as caricaturas dos poetas.
Recursos
                         Humanos: corpo docente, discente e administrativo.
                                         Materiais: Data show, caixa de som, notebook, papel chamex,
Piloto, TNT , EVA, pregadores, fio para varal, microfone, violão, música clássica.              
                     
COREOGRAFIA COM INCLUSÃO DAS ALUNAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA



CARACTERIZAÇÃO DE POETAS


DECLAMAÇÃO DE POSIAS
HOMENAGEM A PROFESSORA MARIA DA GRAÇA SILVA - ROSÁRIO-MA

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VISITA AO CENTRO HISTÓRICO











ATIVIDADES EXTRA-CURRICULAR DO CE RAIMUNDO JOÃO SALDANHA

REFLEXÕES INICIAIS


ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS




CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

TUTORA: Daniela Etsuko Miwa









REFLEXÕES INICIAIS





CLESIO BORGES SILVA


Trabalho apresentado à Supervisão de Tecnologias Educacionais, para  obtenção de    nota    do    curso    Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC, referente  à atividade 1.1 do Módulo I.
           








ROSÁRIO – MA
2011
REFLEXÕES INICIAIS

Clesio Borges Silva*

Tendo em vista a retórica do fracasso escolar mediante ao baixo índice de leitura constante nas escolas e ainda levando em consideração que a aprendizagem se destaca para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico, a inserção das mídias no contexto escolar e social é de alta relevância, pois disponibiliza um novo mundo de informações que, dependendo da forma e do fim a ser utilizado proporcionará aquisição e transformação das respectivas ciber-informações em conhecimento para a vida e seu desenvolvimento pessoal.
As tecnologias de informação são uma forma de difundir o conhecimento para construção de uma nova perspectiva da vida e do conhecimento para buscar e difundir a leitura crítica do mundo em que vivemos e que está em constante transformação.
A mudança na forma de aprender nos remete também na modernidade da forma como a informação também é repassada pelo interlocutor, sendo que o perfil do professor deverá está focado também na forma como são repassadas, levando em consideração o uso das mídias como suporte e complementação do aprendizado.
A inserção das mídias na escola é uma realidade que se faz presente no dia a dia dos profissionais da educação, sendo que esse aparato tecnológico, em vez de contribuir para a diversificação do ensino, tem gerado insegurança e insatisfações aos profissionais da educação escolar, que se demonstram ainda muito apegadas a metodologias ultrapassadas enquanto os alunos cobram e sentem necessidade de inovações.
Diante dessa constatação, é extremamente necessário, auxiliar o educador no trabalho com as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de um ensino eficaz e inovador que não só desenvolva a aprendizagem dos alunos como também dê oportunidade para todos interagir e ampliar conhecimentos.




*ALUNO DO CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

 
 

sábado, 19 de novembro de 2011

PROJETO JOVENS EM AÇÃO




PROJETO "JOVENS EM AÇÃO" DESENVOLVIDO NO CE RAIMUNDO JOÃO SALDANHA EM ROSÁRIO-MA EM QUE A COMUNIDADE ESCOLAR REALIZA ATIVIDADES EXTRACURRICULARES COMO GINCANA, AÇÃO SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES ENTRE OUTRAS.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PERFIL DO PROFESSOR CLESIO

CLESIO BORGES SILVA, CASADO, PAI DE DOIS LINDOS FILHOS, PROFESSOR FORMADO EM QUÍMICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, ATUALMENTE EXERCENDO A FUNÇÃO DE GESTOR GERAL DO CE RAIMUNDO JOÃO SALDANHA EM ROSÁRIO - MA.

HISTÓRICO DO CE RAIMUNDO JOÃO SALDANHA


FUNDADA EM 15 DE NOVEMBRO DE 1958, PELO ENTÃO PÁROCO DESTA CIDADE, MONSENHOR LUIS ALVES MADUREIRA, COM O NOME DE ESCOLA NORMAL REGIONAL “RAIMUNDO JOÃO SALDANHA”. EM 1974 COM A FUSÃO DA ESCOLA NORMAL REGIONAL “RAIMUNDO JOÃO SALDANHA” E DO GINÁSIO HERÁCLITO NINA NASCE O COLÉGIO “RAIMUNDO JOÃO SALDANHA” ATUALMENTE CONHECIDA COMO CENTRO DE ENSINO “RAIMUNDO JOÃO SALDANHA”, QUE TEM COMO GESTOR GERAL O PROFESSOR CLESIO BORGES SILVA, E GESTORAS AUXILIARES AS PROFESSORAS MARIA DA GRAÇA SILVA E ELIANE SOUSA PAIVA.
COM O CORPO DOCENTE FORMADO POR 56 PROFESSORES E 1170 ALUNOS MATRICULADOS NOS TRÊS TURNOS É A MAIOR ESCOLA DA CIDADE.